Porto Velho registra o maior número de acidentes de trânsito dos últimos dois anos
Porto Velho registrou em 2023 o maior número de acidentes de trânsito em comparação ao mesmo período dos últimos dois anos, de acordo com dados do Observatório de Segurança Pública de Rondônia.
De janeiro a abril deste ano foram registrados 2.056 acidentes na capital, enquanto que no mesmo período do ano passado foram 1.021.
Em 2023, até o dia 15 de maio, o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) atendeu 879 chamados para socorro de vítimas de acidentes de trânsito, sendo que desse total, 28 pessoas vieram a óbito.
Moto x carro
Segundo o Samu, a maioria dos acidentes na capital é entre moto e carro (veja os números totais de registros envolvendo esses dois veículos).
- 2023: 359
- 2022: 1.250
- 2021: 834
Registro Médico
Dados da Secretaria de Estado de Saúde (Sesau) mostram que, nos quatro primeiros meses deste ano, o Hospital João Paulo II teve cerca de 1.400 entradas de pacientes com lesões causadas por acidentes nas ruas ou rodovias.
E mesmo com carros e motos registrando mais colisões, o Hospital João Paulo II aponta que os ciclistas são os que mais se ferem em colisões. Neste ano, mais de 1 mil pacientes atendidos no pronto-socorro se machucaram em acidentes com bikes.
Abaixo, veja o número de pacientes atendidos no João Paulo II, conforme o tipo de veículo envolvido no acidente:
- Automóvel: 105 feridos
- Motocicleta: 111
- Bicicletas : 1098
- Atropelamentos: 72
O que a prefeitura faz para frear o aumento dos acidentes?
O poder executivo criou um Comitê Municipal de Segurança Viária, que é coordenado pela Secretaria Municipal de Saúde (Semusa), para atuar na conscientização sobre segurança no trânsito.
O comitê é composto por 20 diferentes órgãos que atuam no desenvolvimento de ações voltadas para diminuição de acidentes.
Segundo a prefeitura, em 10 anos houve uma diminuição de 54,8% de acidentes com óbitos em Porto Velho.
Mesmo com o número de mortes reduzindo, os índices de acidentes aumentaram em relação aos últimos anos.
A prefeitura divulgou que ações de conscientização envolvendo condutores de veículos, passageiros e pedestres são desenvolvidas no município para amenizar o índice de casos.