Destaque069Política

Acre e Rondônia buscam consolidar exportações utilizando o Corredor Interoceânico do Acre

Nesta segunda-feira, a Secretaria de Indústria e Comércio do Acre (SEICT) apresentou o potencial e as vantagens para exportação por meio do Corredor Interoceânico do Acre com o Peru, utilizando a rota da BR-317. A reunião ordinária, que teve a participação de 16 deputados do Acre, ocorreu em Porto Velho.

Durante o encontro, os parlamentares ressaltaram a importância da estrada do Pacífico para consolidar as exportações no Acre e no estado vizinho, que, nos últimos oito anos, enviou apenas 0,16% de sua produção para outros países utilizando essa rota.

Visando aproveitar o grande potencial do país vizinho, o governo do Acre e a Assembleia Legislativa apresentaram as vantagens de exportar pela rodovia do Pacífico a empresários, bancada estadual e federal de Rondônia. Um dos pontos destacados foi a posição geográfica estratégica do corredor, que encurta a viagem entre o Brasil e o Porto do Atlântico, no Peru.

“O governo de Rondônia está disposto a fomentar essa rota junto às grandes empresas que já exportam pela hidrovia do Madeira. Nosso desafio aqui foi mostrar para eles que utilizar a rodovia do Pacífico é tão rentável quanto enviar produtos pelo rio”, observou o presidente Aleac Luiz Gonzaga.

O deputado Nicolau Júnior,(Acre) incentivador da abertura comercial entre Acre e Rondônia e primeiro secretário da Assembleia Legislativa do Acre (ALEAC), afirmou que chegou o momento de unir forças entre os dois estados para impulsionar as exportações e abrir as fronteiras comerciais da Amazônia para o comércio internacional.

“Não podemos mais esperar. O momento é agora. Temos dois governos interessados em estreitar as relações comerciais com o Peru, a Bolívia e outros países, e viemos aqui para apresentar uma alternativa consolidada para impulsionar os índices de exportação. Não tenho dúvidas de que hoje foi dado um grande passo para a concretização desse projeto”, pontuou o deputado.

Com o intuito de fortalecer a parceria entre Acre e Rondônia, os representantes dos dois estados seguem comprometidos em atrair investimentos e estimular a economia local por meio do Corredor Interoceânico do Acre, buscando ampliar as oportunidades de negócios e promover o desenvolvimento sustentável da região amazônica.