Política

Centro de Referência em Saúde do Trabalhador é inaugurado em Porto Velho

A Prefeitura de Porto Velho, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (Semusa), inaugurou nesta segunda-feira (5) o Centro de Referência em Saúde do Trabalhador (Cerest), voltado para o desenvolvimento de ações de promoção, controle e prevenção da saúde dos trabalhadores.

O Cerest Porto Velho foi habilitado pelo Ministério da Saúde através da Portaria SVS Nº 44 em 27 de dezembro de 2022 e funciona das 8h às 17h, na rua Dom Pedro II, 2687, 3° andar, no bairro São Cristóvão. A unidade presta acolhimento aos trabalhadores por meio de encaminhamentos de unidades de saúde, conselhos, sindicatos e outras instituições.

A equipe do Centro é composta por profissionais multidisciplinares, entre médicos do trabalho, psicólogos, assistentes sociais, enfermeiros, engenheiros de segurança do trabalho e técnicos de saúde do trabalho. Valdir Alves, coordenador do Centro de Referência em Saúde do Trabalhador, explica que o Cerest chega na capital para melhorar as condições laborais e assegurar a qualidade de vida do trabalhador.

“O Cerest vem para cuidar e vigiar o trabalhador e a sua saúde, seja ela física ou mental. Nós estamos prontos para colocar em prática todo o nosso conhecimento e assim atendê-los da melhor forma possível, para que esses trabalhadores se sintam acolhidos e, dentro dessa acolhida, que possam sair daqui com informações que ajudem no desenvolvimento das suas atividades sem risco para a saúde”.

Para a secretária Eliana Pasini, a unidade possui um papel primordial na prevenção dos acidentes de trabalho que acontecem no município.

“Quando a gente trabalha com orientação, com prevenção, apoiando os locais e os trabalhadores, diminuímos muito os índices de acidentes de trabalho. Quantos acidentes de trabalho temos hoje que poderiam ser evitados? Queremos trabalhar justamente a promoção e prevenção, especialmente doenças ocupacionais, para dar o devido tratamento a cada uma delas”.

Equipe de atendimento foi treinada para monitoramento de agravos relacionados ao trabalhoA solenidade de inauguração contou a participação de servidores da Semusa e da diretora do Centro de Referência em Saúde do Trabalhador de Rondônia, Maglice Veloso, que destacou a importância do Governo do Estado e da Prefeitura de Porto Velho atuarem juntas para garantir a saúde dos trabalhadores.

“O Cerest municipal de Porto Velho chega para dar uma força muito grande ao nosso trabalho, pois a saúde do trabalhador não é feita por uma unidade, mas por todas. O trabalhador do estado de Rondônia precisa ser acolhido, precisa ser tratado e precisa ser cuidado, e esse é o nosso papel, evitar os acidentes ou minimizá-los, e acolher ao trabalhador que chega com amor e carinho”.

MINISTÉRIO DA SAÚDE

Antes da inauguração, o Cerest recebeu a visita do assistente técnico do Ministério da Saúde (MS), Roque Veiga, que ministrou uma capacitação para a equipe da unidade e alinhou estratégias de atendimento e monitoramento dos agravos relacionados ao trabalho.

“O Cerest não é uma porta aberta, primeiro o trabalhador precisa passar na rede. A equipe vai trabalhar principalmente na formalização do nexo causal, ou seja, verificar se aquelas doenças registradas têm relação com o trabalho. O Cerest também vai fazer um trabalho muito forte junto aos hospitais, junto às unidades de saúde, no sentido de que se notifiquem os acidentes de trabalho e as doenças ocupacionais”.