Prefeitura promove ação para melhoria da aprendizagem dos alunos ribeirinhos
Com ações que incluem formação de professores, servidores da educação e avaliações, a Prefeitura Municipal de Porto Velho, por meio da Secretaria Municipal de Educação (Semed) e do Instituto Gesto, coloca em prática a ação “Banzeiro do Saber”, onde toda a comunidade escolar das localidades ribeirinhas vai receber formação para a recuperação das habilidades básicas dos alunos.
“O Banzeiro do Saber tem como objetivo implementar uma iniciativa intensiva de recomposição de aprendizagem para estudantes de escolas ribeirinhas que apresentam grandes defasagens educacionais. Nós vamos ampliar e desenvolver habilidades básicas, tanto de Língua Portuguesa quanto de Matemática, em alunos que estão atualmente entre o 3º e o 7º ano, e que apresentam grandes defasagens de aprendizagem”, comentou Gláucia Negreiros, titular da pasta de Educação em Porto Velho.
De acordo com Gláucia, a ação vai realizar formações entre professores e gestores, avaliações, agrupamento considerando os níveis de aprendizagem dos alunos e acompanhamento pedagógico presencial, com balanço e encerramento. “O principal desafio que se apresenta neste momento ao sistema de ensino é articular tempo e qualidade a serviço da educação por meio de políticas públicas que, a partir de um diagnóstico claro, apresente planejamentos objetivos para desenvolver ações específicas, como forma de monitoramento com indicadores e metas, avaliação e resultados esperados. O Banzeiro do Saber vai proporcionar essa experiência e atualizar a educação na rede municipal, em especial, aos alunos com dificuldade nas escolas ribeirinhas”, explicou a secretária.
A ação vai ser lançada no Centro de Formação anexo ao Teatro Banzeiros, no próximo dia 13, às 8h, e inclui as escolas Heitor Villa Lobos, Francisco Braga, Castro Alves, Henrique Dias, Dra Ana Adelaide Grangeiro, Francisco Chiquilito Erse, Deigmar de Moraes Souza e Ermelindo Brasil, todas localizadas na região conhecida por “baixo Madeira”.
POLÍTICA DE ALFABETIZAÇÃO
Para a diretora de Políticas Educacionais da Semed, Juliene Rezende, ler e escrever com fluência e compreensão é a porta que permite acesso a outras tantas competências e conhecimentos fundamentais para a continuidade escolar e também para a superação de barreiras culturais, econômicas e sociais. “Apesar da relevância desse tema, ainda é preciso avançar para incorporar no universo escolar ações efetivas para atender rapidamente a criança em defasagem na alfabetização, que muitas vezes passa a ter dificuldades cada vez maiores para prosseguir na aprendizagem. Por conta da pandemia recente, ainda temos resquícios da defasagem e estamos corrigindo com ações pedagógicas mais eficientes e emergenciais. O Banzeiro do Saber é uma saída para que professores e alunos do baixo Madeira voltem a se harmonizar em sala de aula, dando continuidade no processo de avanço da educação”, finalizou.