Política

Empresa contratada é autorizada a iniciar trabalho de recuperação de vicinais

Para fortalecer o trabalho de recuperação e manutenção das estradas vicinais, a Prefeitura de Porto Velho autorizou que a empresa contratada para prestar serviço de hora/máquina ao município, iniciasse o trabalho. A ordem de serviço foi assinada na manhã desta terça-feira (4), pelo secretário-geral de Governo, Fabricio Jurado, junto com o secretário municipal de Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Semagric), Carlos Magno, e o adjunto, Evaldo de Lima. Duas máquinas motoniveladora também foram entregues.

“A Semagric é uma das principais secretarias do município, tendo sob sua responsabilidade mais de 7 mil quilômetros de estradas rurais, por onde passam a nossa produção agropecuária, o transporte escolar e as pessoas circulam. Porto Velho é muito grande em extensão e para enfrentar esse grande desafio, o prefeito Hildon Chaves tem investido, apoiado e buscado parcerias com o Governo para assegurar estradas em boas condições. Essa ordem de serviço faz parte desse pacote de ações e teremos mais por vir”, disse Jurado.

Serão 36 máquinas, entre motoniveladora, retroescavadeira, pá carregadeira, caçamba basculante e outros maquinários. A estimativa é de que essa equipe possa fazer entre 2.500 a 3 mil quilômetros de recuperação de vicinais, contemplando o distrito de Rio Pardo, União Bandeirantes, entorno da sede do município e Gleba Rio Preto. Essa contratação de hora/máquina é com recurso próprio do município.

Carlos Magno agradeceu o empenho dos servidores do município e lembrou que a Semagric tem sete meses para atuar a cada ano, em razão das chuvas. “Por isso, temos que render o máximo em ações agora no verão e os nossos servidores estão se desdobrando para cumprir a missão que nos foi confiada pelo prefeito Hildon. Estamos reforçando a nossa capacidade operacional e de realização de recuperação e melhorias nas estradas, que é o nosso grande desafio”.

Uma empresa terceirizada deve realizar trabalhos de limpeza lateral e patrolamento de cerca de 1.500 quilômetros de estradas rurais, custeados com recursos do Fundo de Infraestrutura de Transportes e Habitação (Fitha). Parte desses serviços já foram realizados, a exemplo das Linhas 22, 27 e 32, nos Travessões 22 e 27, nos ramais Vila Princesa e Kariary. As máquinas atuam no momento na Linha 45 e na localidade de Morrinhos.

MAQUINÁRIO

Também foram entregues duas máquinas motoniveladoras para ampliar a frota da Semagric, que já havia recebido outras duas, há cerca de um mês, junto com quatro retroescavadeiras. Outras quatro retroescavadeiras devem ser entregues ainda nesta semana, com esses equipamentos adquiridos com recursos do Fitha.

O presidente da Câmara Municipal, Márcio Pacele, também participou da solenidade, que contou ainda com um café da manhã com os servidores da secretaria.