Casamento comunitário: Mais de 30 casais oficializam união em cerimônia especial, na capital
A marcha nupcial embalou a entrada de mais de 30 casais que formalizaram a união durante a primeira ação da Justiça Rápida do ano, realizada na escola Daniel Neri, Zona Leste de Porto Velho. Na presença de amigos e familiares, os casais, que procuraram o atendimento da Justiça para formalizar a união civil, trocaram alianças e juramentos em uma cerimônia marcada pela emoção.
Para participar do ato, uma preparação envolveu famílias inteiras. A cerimônia marca a entrega da certidão de casamento, uma ação promovida pela Justiça Rápida em parceria com cartórios de Porto Velho. As audiências, que converteram as uniões em casamento, foram feitas no início do mês, durante a ação que teve 160 audiências.
A maioria dos casais já vivia junto por muito tempo, mas não tinha documentação que comprovasse essa união, o que muitas vezes gerava transtornos. É o caso de Maria de Nazaré Nobre de Souza e Maximiano de Souza, que já têm quase três décadas de relacionamento. Foi a filha quem fez a inscrição para que o casal participasse da cerimônia, que foi a primeira dela. “Nunca me casei antes, por isso caprichei”, disse a noiva, que chamou a atenção pela produção com direito a penteado especial e um vestido branco.
Em outros casos, a cerimônia marcou o início de uma nova vida, mesmo depois da maturidade. Aos 77 anos, Osvaldo Soares encontrou um novo amor em janeiro deste ano. “Sou motorista de aplicativo e, quando fui fazer uma corrida, acabei encontrando ela e ofereci uma carona. Foi aí que tudo começou”, conta, se referindo à noiva Helena. Viúvo, ele procurou a Justiça Rápida para oficializar o matrimônio.
A entrada embalada com música, troca de alianças, mensagem de um pastor e fotografias tornaram o momento especial para muitas famílias. “Essa é uma demonstração de que o Poder Judiciário de Rondônia se preocupa com outras demandas da sociedade, e não apenas os litígios que chegam para serem pacificados, mas, também, com ações que reforçam a cidadania”, declarou o corregedor-geral da Justiça, desembargador José Antonio Robles, que em mensagem especial aos noivos também falou dos desafios da vida matrimonial.