Sesau promoverá I Ciclo de Oficinas sobre Saúde Reprodutiva aos profissionais da Atenção Primária à Saúde
A Secretaria de Estado da Saúde – Sesau, em parceria com a Secretaria Municipal de Saúde de Porto Velho – Semusa e Universidade Federal de Rondônia – Unir, promoverá o 1º Ciclo de Oficinas sobre Saúde Reprodutiva e Sexual, abordando o tema: Consulta Pré-Concepcional. As inscrições seguem abertas até o dia 20.
A oficina acontecerá na modalidade virtual, no dia 22 de maio, das 9h30 às 12h, horário de Rondônia, e abrangerá conteúdos como consulta pré-concepcional, acolhimento, aconselhamento, história clínica, exame físico, doenças pré-existentes, uso de drogas e substâncias, rastreio de doenças infecciosas, alimentação e nutrição, imunização, atividade física e exames complementares.
A capacitação envolve profissionais da Atenção Primária à Saúde – APS, Centro Integrado Materno Infantil – Cimi de Porto Velho e Centro de Referência Materno Infantil – Creami, unidades dos municípios de Ji-Paraná e Cacoal. Os interessados podem se inscrever através do link e esclarecer dúvidas pelo email: capacitarondonia.sesau@gmail.com
O secretário da Sesau, Jefferson Rocha destaca que, contribuir com a atenção primária à saúde é um dos pilares da pasta, pois trabalhando com a prevenção à população, há melhorias na qualidade de vida. “A saúde reprodutiva colabora não só com a saúde das mulheres e recém-nascidos, mas aprimora e fortalece a atenção à saúde sexual, visando a redução de agravos, em especial, a redução da mortalidade materna”, afirmou.
CICLO DE CAPACITAÇÕES
O ciclo de capacitações ocorrerá mensalmente, e abordará diversas temáticas como métodos anticoncepcionais, concepção, fertilidade e infertilidade, anticoncepcionais de longa duração, mortalidade materno e infantil em Rondônia, promoção à saúde reprodutiva na diversidade, atenção às pessoas em situação de violência sexual na atenção básica e promoção da saúde reprodutiva na população de adolescentes e jovens.
A iniciativa é fruto do trabalho conjunto da Coordenação Estadual de Saúde Reprodutiva da Gerência de Programas Estratégicos de Saúde – GPES/Sesau, Coordenação Municipal de Saúde da Mulher – Semusa e Departamento de Enfermagem da Unir – Denf. O governador Marcos Rocha acrescenta: “Cuidar das famílias, respeitando suas peculiaridades desde a concepção, acompanhar de forma eficiente e humana, é necessário e primordial. Faz parte das nossas ações em saúde, que contam com o apoio dos municípios que atuam diretamente na saúde da família rondoniense, para isso, capacitar os profissionais é essencial”, ressaltou.
SAÚDE REPRODUTIVA
Segundo o Ministério da Saúde, a atenção em saúde sexual e em saúde reprodutiva é uma das áreas de atuação prioritárias da atenção básica à saúde, que contribuem para uma melhor qualidade de vida e de saúde das pessoas, e deve ser ofertada, observando o respeito aos direitos sexuais e direitos reprodutivos, bem como em promoção da igualdade racial, étnica, de gênero, de geração e de orientação sexual, em um contexto de enfrentamento a toda forma de discriminação.
A coordenadora Estadual de Saúde Reprodutiva da Sesau, Patrícia Queiroz, explica que “a oferta ao planejamento reprodutivo seguro e voluntário pela rede pública de saúde é um direito humano. Logo, idealizar a vida reprodutiva é fundamental à igualdade de gênero e empoderamento das mulheres, além de contribuir para a redução da pobreza”, enfatizou a moderadora da oficina.