Na noite desta quinta-feira (30), o auditório das Faculdades Associadas de Ariquemes (FAAr) se transformou em uma verdadeira extensão da Assembleia Legislativa de Rondônia (Alero). Sob o olhar atento de estudantes, professores, lideranças comunitárias, autoridades e políticos locais, a Comissão de Constituição, Justiça e de Redação (CCJR) realizou mais uma etapa do projeto “CCJR Cidadã”, iniciativa que percorre o estado levando o Parlamento até as bases e fortalecendo o diálogo entre o Legislativo e a população.
A sessão foi presidida pelo deputado Delegado Lucas (PP) e contou com a presença do presidente da Alero, Alex Redano (Republicanos) e do membro da comissão Pedro Fernandes (PRD). De forma online, estavam Dra. Taíssa (Podemos), Luizinho Goebel (Podemos), Cirone Deiró (União Brasil), Eyder Brasil (PL) e Ismael Crispin (sem partido). Também participaram os deputados federais Silvia Cristina (PP) e Thiago Flores (MDB), acadêmicos do curso de Direito, autoridades locais e representantes da sociedade civil, transformando a noite em um espaço de diálogo, aprendizado e exercício democrático.
O presidente Alex Redano destacou o alcance do projeto e o reconhecimento nacional que a iniciativa vem conquistando. “O projeto CCJR Cidadã está concorrendo ao prêmio da Unale, o que reforça o protagonismo do Parlamento rondoniense e mostra que Rondônia está inovando na forma de se fazer política, ouvindo e dialogando diretamente com a população”, afirmou.
O deputado Delegado Lucas, que preside a comissão, ressaltou que o objetivo da ação é fazer com que o cidadão sinta o Legislativo mais próximo e participativo. “Estamos aqui para mostrar que o Poder Legislativo não se restringe a Porto Velho. É nosso dever levar a Casa de Leis até o cidadão, e Ariquemes, como um dos principais polos de desenvolvimento do estado, merece essa atenção direta”, declarou.
O deputado Pedro Fernandes também destacou o papel da CCJR no andamento das leis e incentivou a participação popular. “Toda decisão passa por essa comissão. É por isso que cada cidadão deve se interessar pela política e participar ativamente. A transformação da sociedade começa pela presença do povo”, reforçou.
Participando de forma online, os deputados Ismael Crispin, Eyder Brasil, Cirone Deiró, Luizinho Goebel e Dra. Taíssa elogiaram a iniciativa e o esforço da comissão em ampliar o alcance do trabalho legislativo.
“A CCJR tem exercido um papel fundamental no fortalecimento do Parlamento. Esse projeto é um exemplo de como o Legislativo pode estar mais próximo da população e mostrar, com transparência, como as leis são construídas”, afirmou Dra. Taíssa.
A noite foi marcada ainda pela presença de parlamentares federais. A deputada federal Silvia Cristina parabenizou a iniciativa e ressaltou o impacto do projeto para a formação política dos jovens. “É muito positivo ver o Parlamento indo até as bases, conversando com estudantes e lideranças. A política precisa ser vivida com transparência e proximidade, e esse tipo de ação fortalece a democracia e inspira novos cidadãos a participarem”, afirmou.
Também presente ao evento, o deputado federal Thiago Flores trouxe uma reflexão sobre o papel do eleitor e a necessidade de acompanhamento do trabalho parlamentar. “Vivemos um cenário de frustração política e crise de representatividade. Se todas as audiências tivessem esse quórum e esse engajamento, o país seria de primeiro mundo. A fiscalização do eleitor é mais poderosa do que o próprio voto. É preciso acompanhar, cobrar e participar”, destacou.
Ariquemes é quarta cidade contemplada com o projeto “CCJR Cidadã”, que já passou por Cacoal , Rolim de Moura e Vilhena . De acordo com o presidente da Comissão, o projeto ainda deve chegar em Ji-Paraná e Guajará-Mirim. “Estamos verificando agenda para atender esses municípios e também ampliar para outras localidades, o que deve acontecer já em 2026”, disse.
Ao final da abertura do evento, a comissão fez a distribuição, votou e distribuiu projetos.
Texto: Ivanete Damasceno | Jornalista Secom ALE/RO
Foto: Thyago Lorentz | Secom ALE/RO
Sensação
Vento
Umidade




