A Assembleia Legislativa de Rondônia (Alero) anunciou nesta terça-feira (14), por meio da Comissão de Constituição, Justiça e Redação (CCJR), que a próxima reunião do projeto “CCJ Cidadã” será realizada em Ariquemes, cidade polo do Vale do Jamari. O encontro está marcado para 30 de outubro e será conduzido pelo deputado Delegado Lucas (PP), presidente da CCJR.
A CCJ Cidadã tem como objetivo aproximar o poder legislativo da sociedade, levando o debate jurídico, legislativo e social para universidades e comunidades do interior do estado.
O projeto da Alero tem sido reconhecido pela sua relevância e alcance social. Em setembro, a CCJ Cidadã foi inscrita na 6ª edição do Prêmio Assembleia Cidadã da Unale, na categoria Atendimento ao Cidadão, que valoriza ações parlamentares voltadas diretamente ao serviço público e ao fortalecimento da cidadania.
Neste ano de 2025, já foram realizadas reuniões nas cidades de Vilhena, Cacoal e Rolim de Moura, e agora será a vez de Ariquemes. Segundo o deputado Lucas, a CCJ Cidadã tem cumprido um papel fundamental de integração e aprendizado coletivo. “Em cada cidade que passamos, vivemos uma nova experiência, ouvimos diferentes vozes e recebemos contribuições valiosas. A CCJ Cidadã nasceu com o propósito de levar o Parlamento até as pessoas, de aproximar o debate sobre leis, direitos e deveres de quem vive a realidade de Rondônia”, destacou.
Em Ariquemes, a reunião será realizada no auditório da faculdade FAAr, em 30 de outubro, a partir das 19h. A instituição de ensino fica localizada na Avenida Capitão Silvio, 2898. O link de inscrição para a CCJ Cidadã em Ariquemes deve ser divulgado ainda nesta semana.
Composição da CCJR
A Comissão de Constituição, Justiça e Redação é um órgão do poder legislativo responsável por analisar a legalidade, constitucionalidade e técnica legislativa dos projetos antes que sigam para votação no plenário.
Na Alero, a CCJR é composta pelos seguintes parlamentares: Delegado Lucas Torres (PP) – Presidente; Ismael Crispin (MDB) – Vice-Presidente; Luizinho Goebel (Podemos) – Membro; Pedro Fernandes (PRD) – Membro; Delegado Camargo (Republicanos) – Membro; Dra. Taíssa (Podemos) – Membro; Marcelo Cruz (PRTB) – Membro.
Na reunião da CCJR realizada toda terça-feira na Alero, cada proposta é lida, distribuída para relatoria e debate entre os membros da comissão.
Quais projetos são debatidos na CCJ Cidadã?
A CCJR Cidadã segue o mesmo processo e regimento das reuniões da CCJR realizadas na sede da Assembleia Legislativa, em Porto Velho, mas permitindo que os acadêmicos acompanhem e participem da discussão de projetos que impactam diretamente a região onde a reunião está sendo realizada. Neste ano já foram realizados encontros itinerantes em Cacoal, Rolim de Moura e Vilhena.
A proposta das reuniões no interior é que os deputados discutam projetos diretamente ligados às demandas das regiões onde as reuniões serão realizadas. Por isso, são debatidas iniciativas de diversas áreas, como saúde, educação, infraestrutura e segurança pública.
Texto: Jônatas Boni I Jornalista
Foto: Arquivo I Secom ALE/RO
Sensação
Vento
Umidade