Definido consórcio que será responsável pela compra de equipamentos e gestão do novo Heuro
A sessão pública do leilão para escolha da empresa que ficará responsável pela equipagem e prestação de serviços no novo Hospital de Urgência e Emergência de Rondônia foi realizada na tarde desta quinta-feira (1º), na sede da Bolsa de Valores B3, em São Paulo. O consórcio Saúde Rondônia foi o vencedor do certame e terá a concessão por 30 anos.
Para o governador de Rondônia, Marcos Rocha, esse leilão representa mais uma etapa vencida rumo a um sonho aguardando há mais de três décadas pelos rondonienses. ‘‘Nós temos em Rondônia um hospital, o João Paulo II, com uma estrutura muito antiga, funcionando muito aquém do que a população merece e esse novo hospital vai fazer com que tenhamos uma estrutura de qualidade, com características de um hospital privado, mas com atendimento disponível, gratuitamente, para toda a população ser tratada com mais dignidade’’, ressaltou.
Marcos Rocha destacou ainda que o investimento na contratação do consórcio se fez possível devido uma gestão responsável que tornou a economia rondoniense forte. ‘‘Rondônia é um estado equilibrado, que só cresce, com agronegócio pujante, um polo de interesse para instalação de novos negócios, um local de pleno desenvolvimento, e que agora terá esse hospital de qualidade, parabéns ao consórcio ganhador desse leilão por contribuir com o nosso Estado”, disse o governador Marcos Rocha.
EQUIPAGEM E PRESTAÇÃO DE SERVIÇOS
A Parceria Público-Privada (PPP), na modalidade concessão administrativa, contempla equipagem e prestação de serviços “bata branca”, que são os referentes a área médica e “bata cinza”, que abrangem os operacionais, de apoio e manutenção. Foi selecionada no leilão a proposta mais vantajosa para o Estado, com valor de contraprestação mensal de R$ 28.565.846,08.
O consórcio Saúde Rondônia é integrado por duas consorciadas brasileiras, Alliança Saúde e Participações S.A. e Proinvest Empreendimentos e Participações LTDA, e prevê mais de R$ 10 bilhões em investimentos em serviços de operação, oferecimento de equipamentos, insumos e equipes responsáveis pelo funcionamento do hospital.
ESTRUTURA
De acordo com a Secretaria de Estado da Saúde – Sesau, o hospital contará com 399 leitos, sendo 60 leitos de Unidade de Terapia Intensiva – UTI; enfermarias com três camas cada; 10 salas cirúrgicas, sendo uma hemodinâmica e Pronto-Socorro.
Também contará com aparelhos assistenciais para a realização de exames de radiografia convencional; ultrassonografia; tomografia; ressonância magnética; endoscopia; métodos gráficos e mobiliários clínicos.
E ainda lavanderia, central de material e esterilização – CME e cozinha. A construção da unidade hospitalar, em execução, é de responsabilidade do Consórcio Vigor Turé, vencedor da licitação que pactuou Parceria Público-Privada (PPP) com o Governo de Rondônia. A unidade hospitalar está localizada na zona Leste da capital de Rondônia.